REGISTROS HISTÓRICOS DOS ESPAÇOS RURAIS
AMAZÔNICOS: FORMAS DE INSTRUMENTAÇÃO DA PRÁTICA DE PROFESSOR DE HISTÓRIA
Francivaldo Alves Nunes
Francivaldo Alves Nunes
O Projeto
"Registros históricos dos espaços rurais amazônicos, entre ensino e
pesquisa: Formas de instrumentação da prática de professor de História",
desenvolvido através do Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e
Extensão - 2014/2015 da Universidade Federal do Pará, se constitui na
materialização do saber acadêmico produzido nas discussões presentes no processo
formador dos graduandos do Curso de História do Campus Universitário do
Tocantins/Cametá, assim como no exercício de diálogo entre os registros
históricos e a transformação desses documentos em materiais de aprendizagem
para discentes da educação básica.
Ao fazer uso dos
conhecimentos obtidos na academia, o projeto possibilitou a estes alunos e
alunas estabelecerem diálogos com professores da rede pública e privada de
ensino compartilhando estes saberes com as práticas docentes acumuladas pelos
anos de experiências em sala de aula, numa relação dialógica de ensino em que
pese à aproximação entre a construção do conhecimento formal e a realidade e
interesse social.
Outra faceta desta
proposta foi permitir o contato de discentes de graduação e da educação básica
com documentação histórica, presente no acervo do Arquivo e Museu Histórico de
Cametá, que descreve as formas de vida das populações rurais no interior da
Amazônica, principalmente os registros que fazem referência a atual região
Nordeste do Estado do Pará, município de Cametá e adjacências.
Diante de um quadro
social em que se observa um permanente crescimento do saber científico, seria
evidente que esse crescimento estivesse sendo acompanhado do aparecimento de
especificidades tecnológicas. Sendo assim, na transposição do conhecimento
histórico para a educação básica, é de fundamental importância o
desenvolvimento de competências ligadas à leitura, análise, contextualização e
interpretação das diversas fontes e testemunhos das épocas passadas - e também
do presente.
Nesse exercício,
devem-se levar em conta os diferentes agentes sociais envolvidos na produção
dos testemunhos, as motivações explícitas ou implícitas nessa produção e a
especificidade das diferentes linguagens e suportes através dos quais se
expressa, como nos alerta Carla Pinsk (2006, p. 18). Estas situações evidenciam
a necessidade do uso dessas novas tecnologias na produção de materiais
didáticos que facilitem o processo de ensino aprendizagem, conforme aponta os
Parâmetros Curriculares (1999) quando destaca os sentido do aprendizado nas
Ciências Humanas e suas tecnologias.
Ao propor a construção
de ferramentas facilitadoras da prática docente a partir de documentos
históricos que desvelam as características dos espaços rurais amazônicos,
estamos trabalhando na perspectiva apontada pelas diretrizes curriculares que
norteiam a educação básica, ou seja, a produção de materiais didáticos não só
devem ser pensados numa perspectiva a associar esses materiais às novas
tecnologias da informação, como internet, jogos, vídeos e outras mídias
eletrônicas, como ainda em articular essas novas tecnologias ao desenvolvimento
de materiais didáticos que dialoguem com a realidade regional das comunidades
que ocupam o interior da Amazônia (CORREA; BARRETO, 1999, p. 17).
Ainda na relação universidade e sociedade foi possibilitado aos professores atuantes da rede pública e privada, que exercem suas funções na educação básica, apropriarem-se desses novos conceitos, reelaborando suas práticas docentes e repensando a própria produção dessas ferramentas de trabalho e a configuração dos materiais didáticos, na medida em que estes não se desvinculam das experiências e problemáticas presentes na sociedade (TARDIF, 2002, p. 56).
Ainda na relação universidade e sociedade foi possibilitado aos professores atuantes da rede pública e privada, que exercem suas funções na educação básica, apropriarem-se desses novos conceitos, reelaborando suas práticas docentes e repensando a própria produção dessas ferramentas de trabalho e a configuração dos materiais didáticos, na medida em que estes não se desvinculam das experiências e problemáticas presentes na sociedade (TARDIF, 2002, p. 56).
O projeto que
analisamos, de fato, configurou-se enquanto atividade de extensão e ação
comunitária. No caso, procurou sustentar-se conceitualmente sobre o propósito
de que a construção de um profissional com autonomia, na forma como propõe
Jaime Pinsky (2006), proposta principal dos cursos de licenciatura, tem que
priorizar uma formação mais ampla, que prepare os formandos para atuarem com
criticidade, com capacidade de lidar com a diversidade cultural, de
posicionar-se diante das situações sociais e políticas e com condições de
desenvolver escolhas conscientes sobre a maneira como vai desenvolver seu
trabalho.
Indicativos de resultados
O projeto permitiu à
construção de atividades associadas à produção de ferramentas e instrução da
prática docente em Historia, através da elaboração de materiais didáticos como
cartilhas, textos, banco de imagens, planilhas e softwares, considerando os
documentos históricos presentes no acervo do Arquivo e Museu Histórico de
Cametá sobre os espaços agrários amazônicos. Envolveu professores do ensino superior,
alunos de graduação e professores da educação básica correspondente aos
municípios de atuação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, a exemplo de
Cametá, Mocajuba, Baião, Limoeiro do Ajurú e Oeiras do Pará.
O desenvolvimento do projeto contribuiu na produção e publicidade de estratégias didáticas e pedagógicas para o ensino de História, estabelecendo uma relação entre o saber acadêmico, a experiência docente e os registros históricos que guardam a memória das populações que contribuíram para formação desta região.
Do ponto de vista de resultados envolveu cerca de 100 pessoas entre alunos de graduação e professores da educação básica e de ensino superior; assegurou a participação de 02 graduandos bolsistas na produção de materiais didáticos compartilhados com professores da rede pública e privada de ensino; envolveu 02 graduando bolsistas no levantamento, catalogação e análise de documentos históricos sobre os espaços rurais e que estão presentes no acervo do Museu e Arquivo Público de Cametá; promoveu duas oficinas de produção de ferramentas didáticas associadas aos documentos históricos; assegurou a participação de 20 professores da educação básica em cada oficina de produção de ferramentas didáticas associadas aos documentos históricos; e promoveu 01 evento científico de socialização dos resultados do projeto e que envolveu alunos e professores da educação básica.
O desenvolvimento do projeto contribuiu na produção e publicidade de estratégias didáticas e pedagógicas para o ensino de História, estabelecendo uma relação entre o saber acadêmico, a experiência docente e os registros históricos que guardam a memória das populações que contribuíram para formação desta região.
Do ponto de vista de resultados envolveu cerca de 100 pessoas entre alunos de graduação e professores da educação básica e de ensino superior; assegurou a participação de 02 graduandos bolsistas na produção de materiais didáticos compartilhados com professores da rede pública e privada de ensino; envolveu 02 graduando bolsistas no levantamento, catalogação e análise de documentos históricos sobre os espaços rurais e que estão presentes no acervo do Museu e Arquivo Público de Cametá; promoveu duas oficinas de produção de ferramentas didáticas associadas aos documentos históricos; assegurou a participação de 20 professores da educação básica em cada oficina de produção de ferramentas didáticas associadas aos documentos históricos; e promoveu 01 evento científico de socialização dos resultados do projeto e que envolveu alunos e professores da educação básica.
As atividades iniciais
concentraram-se nos encontros de formação, com carga horária de 20 horas, nos
quais foram apresentadas aos participantes as discussões teóricas e
metodológicas que permeiam o ensino e a aprendizagem, os conceitos mais gerais
de educação e educando, espaço escolar, materiais didáticos, prática docente e
espaços rurais amazônicos.
Posterior a
apropriação de conceitos e categorias as atividades do projeto foram
direcionadas, em um momento inicial, para a realização das oficinas de
preparação de materiais didáticos que dialogassem com os documentos presentes
no acervo do Arquivo e Museu Histórico de Cametá. Nestas oficinas, os
participantes foram distribuídos por áreas temáticas de estudo. As temáticas
das oficinas estavam voltadas para a construção de jogos no ensino de história,
uso de documentos na prática docente, construção de textos didáticos e as
temáticas imagens e filmes nas aulas de história.
A integração do projeto PROINT entre seus executores se materializou na atuação direta dos bolsistas e professores no planejamento e na realização das atividades propostas para serem desenvolvidas nas oficinas de produção de materiais didáticos. Isso, além de permitir o conhecimento das etapas necessárias que envolvem o planejamento - a exemplo da escolha de conteúdos, seleção de materiais didáticos e aportes teóricos e metodológicos -, permitiu que os alunos bolsistas e professores tomassem ciência das atividades que envolvia um trabalho de produção de materiais didáticos ou transposição didática de conteúdo do ensino superior, e como este trabalho podia ser desenvolvido nas atividades pensadas para as disciplinas.
A integração do projeto PROINT entre seus executores se materializou na atuação direta dos bolsistas e professores no planejamento e na realização das atividades propostas para serem desenvolvidas nas oficinas de produção de materiais didáticos. Isso, além de permitir o conhecimento das etapas necessárias que envolvem o planejamento - a exemplo da escolha de conteúdos, seleção de materiais didáticos e aportes teóricos e metodológicos -, permitiu que os alunos bolsistas e professores tomassem ciência das atividades que envolvia um trabalho de produção de materiais didáticos ou transposição didática de conteúdo do ensino superior, e como este trabalho podia ser desenvolvido nas atividades pensadas para as disciplinas.
A integração do
projeto com a extensão efetivou-se, ainda, com o contato dos alunos bolsistas
com os professores do ensino fundamental e médio, quando da execução de tarefas
associadas à experiência docente. No caso, faz-se referência do momento em que
atuaram e conviveram nos espaços escolares, estabelecendo relações e auxiliando
os alunos da educação básica nas tarefas exigidas com requisitos de avaliação
do conhecimento adquirido por esses alunos. Observa-se, também, a relação com a
comunidade quando da atuação dos bolsistas nos eventos promovidos pela
Faculdade de História e pelo Campus de Cametá.
Os alunos bolsistas
puderam atuar mais diretamente no planejamento e na execução de atividades
pensadas para a disciplina de História no ensino fundamental e médio, assim
como permitiu que os professores organizassem suas atividades, pensando na
colaboração que teria desses bolsistas. O envolvimento dos alunos bolsistas
garantiu, também, melhores rendimentos na avaliação, o que foi resultado de
maior tempo de dedicação para com as atividades acadêmicas, assim como permitiu
se apropriar de métodos e estratégias de leitura documental, formas de
catalogação e registros históricos que revelavam aspectos dos espaços rurais da
região.
Do ponto de vista
teórico, não há dúvidas de que os avanços foram bastante significativos, como
se observou na apropriação de conceitos quanto ao ensino e aprendizagem,
leitura escolar, plano de aula, plano de curso, projeto pedagógico,
planejamento de ensino, documento histórico, espaços agrários e outras
temáticas conceituais que envolvem a formação docente em História.
No campo dos
experimentos, a possibilidade de elaborar propostas de intervenção na
sociedade, como oficinas, foi bastante significativo. Acrescentaríamos ainda a
possibilidade de atuar na organização e no desenvolvimento de tarefas
relacionadas à produção de evento acadêmico, o que permitiu, além de um senso
de organização, a capacidade de articular interesses da academia com os da
sociedade.
A intervenção
didático-científica, se por um momento foi estabelecida no processo de
planejamento de atividades para as disciplinas, no planejamento dos eventos e
oficinas, por outro foi ainda vivenciada no espaço da sala de aula, com a
colaboração dos bolsistas na execução dessas tarefas planejadas para serem
desenvolvidas junto aos discentes ou a comunidade. Portanto, tais ações
sofreram interferência dos bolsistas não apenas quando da sua elaboração, mas
também da sua execução.
Para apontar os pontos
positivos deste projeto, destacamos: o envolvimento dos alunos bolsistas com
planejamento e execução de tarefas associadas às reuniões de formação e
oficinas de produção de materiais didáticos; a possibilidade de estabelecer
diálogo entre bolsistas e docentes de graduação, quanto ao planejamento e
execução de atividades acadêmicas; a possibilidade de convivência dos bolsistas
com as comunidades ribeirinhas da região; e a vivência de experiências docentes
nos espaços escolares de ensino básico.
Como questões que
limitaram o desenvolvimento de algumas atividades do projeto, apontamos:
dificuldades da aquisição de leituras pertinentes à temática do ensino de
História, pelo escasso acervo bibliográfico presente na biblioteca do Campus de
Cametá; número reduzido de computadores da sala de informática do Campus de
Cametá, utilizada para planejamento de atividades pertinentes as atividades do
projeto; dificuldade de acesso à informática, o que impossibilitava que
documentos fossem baixados da rede mundial de computadores, sendo estes documentos
importantes quando da leitura necessária para planejamento de atividades
acadêmicas.
Referências citadas
BRASIL. Ministério da
Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC,
1999.
CORREA, Paulo Sergio
de Almeida; BARRETO, Edna Abreu. ‘O Ensino Médio no Estado do Pará segundo as
estatísticas oficiais: Os impasses das políticas públicas educacionais e os
desafios para o século XXI.’ In: PAPER
DO NAEA 122, agosto de 1999, p. 1-40.
PINSKY, Jaime (Org.). O ensino de história e a criação do fato.
São Paulo: Contexto, 2006.
PINSKY, Carla
Bassanezi (Org.). Fontes históricas.
2. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional.
Trad. Francisco Pereira. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Caro Francivaldo,
ResponderExcluirvocê cita que podemos usar games ou filmes no processo de ensino. Eu gostaria de saber que materiais, no caso específico do espaço rural amazônico, você poderia indicar para tal fim?
obrigado!
André Bueno =)