Daniel Lima

RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA HILDA DE AZEVEDO TRIBUZY (ENSINO MÉDIO-EJA)

Daniel Rodrigues de Lima



Introdução

Os objetivos que nos propomos a atingir são os seguintes: Objetivo geral: Analisar como os professores trabalham os recursos didáticos no Ensino de História no Ensino Médio da Escola Estadual Professora Hilda Tribuzy, em que temos como objetivos específicos: Conceituar o que são recursos didáticos e quais suas finalidades no ensino; Compreender qual a contribuição dos recursos didáticos na produção e aquisição do conhecimento.

A pesquisa foi desenvolvida através de uma observação de campo, onde analisamos as instalações da Escola Estadual Professora Hilda de Azevedo Tribuzy, contudo não fomos autorizados assistir as aulas para não atrapalharmos o desenvolvimento das mesmas, apesar disso em nosso procedimento de análise qualitativa fizemos uma entrevista aberta com a professora Sallime Assam Caldas dos Santos, que nos foi de grande importância para desenvolvermos os resultados da pesquisa.

O que são recursos didáticos: conceitos

Entendemos que os recursos didáticos são materiais que auxiliam os professores no ensino, e ajudam os alunos na aprendizagem, estes são de extrema importância na aquisição e mediação de conhecimentos. Segundo Circe Bittencourt (2008):

Uma concepção mais ampla e atual parte do princípio de que os materiais didáticos são mediadores do processo de aquisição do conhecimento, bem como facilitadores de apreensão de conceitos, do domínio de informações e de uma linguagem especifica de cada área - no nosso caso, da História. (BITTENCOURT, 2008, p. 296)

Vários são os recursos e materiais didáticos que podem ser utilizados no ensino de História no Ensino Médio, onde o professor pode utilizar além do livro didático e do quadro, outros recursos como vídeo, televisão, rádio, retroprojetor, computadores, além de visitas técnicas e a partir destas produzir materiais que possam ser elementos de apoio na construção do conhecimento, em que a participação dos alunos é fundamental, pois estes também podem e devem produzir recursos didáticos, mostrando com isso domínio do conhecimento em aprendizado.

Diante disso, Sheila Ferreira nos orienta sobre como alunos podem e devem usar e manusear tais recursos didáticos, onde segundo a autora:

Nossa preocupação é observar se os alunos também constroem e utilizam os recursos didáticos uma vez que são aspectos que nos chamaram a atenção na necessidade deles manipularem os instrumentos e as ferramentas com os quais desenvolvem as suas aprendizagens. Os recursos podem estar na escola ou fora dela. Estes só podem ser usados se levamos o aluno até eles, no local em que se encontram. Os recursos de ensino levam os alunos a observar e prestar mais atenção e permiti-lhes distinguir melhor as coisas. Podem mostrar a forma, a sequência de fenómenos, à posição, o tamanho, a estrutura, o funcionamento de equipamentos, o movimento. Facilitam o reconhecimento de semelhanças e diferenças: de animais, de plantas, de sexos, de insetos, de objetos.
(FERREIRA, 2009, p.25)

Além disso, acreditamos que a utilização dos mais variados recursos didáticos no ensino da História no ensino Médio deve ir de acordo com as concepções teóricas e metodológicas que permeiam a prática do docente, onde este deve ter um conhecimento prévio de como usar e manusear tais recursos. Onde se pode afirmar:

A escolha dos materiais depende, portanto, de nossas concepções sobre conhecimento, de como o aluno vai apreendê-lo e do tipo de formação que lhe estamos oferecendo. O método para a utilização dos diversos materiais didáticos decorre de concepções e não pode ser confundido com o simples domínio de determinadas técnicas para a obtenção de resultados satisfatórios. (BITTENCOURT, 2008, p. 299)

Acreditamos que os recursos didáticos são materiais elaborados previamente que tem como principal objetivo dar apoio aos professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, onde tem como busca e finalidade a dinamização da prática educativa, proporcionado aulas mais atrativas e menos enfadonhas, e com isso, um melhor aproveitamento dos conteúdos ensinados e trabalhados pelo professor em sala de aula, além de um processo de ensino aprendizagem mais significativo.

Recursos didáticos utilizados no ensino de história: escola estadual professora Hilda de Azevedo Tribuzy (ensino médio-eja): entrevista com a professora de nível fundamental e médio (eja), Sallime Assam Caldas dos Santos

A Escola Estadual Professora Hilda de Azevedo Tribuzy, fica localizada na av. Noel Nutels s/n°, no Bairro da Cidade Nova I, zona norte da cidade de Manaus. A Escola estadual Professora Hilda de Azevedo Tribuzy oferta o ensino médio apenas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo que a entrevistada é professora de História de uma destas turmas.

A entrevista que dá suporte à nossas observações foi feita em seis de junho com a professora Sallime Assam Caldas dos Santos, que nos forneceu muitas informações e esclarecimentos sobre o uso dos recursos didáticos no ensino médio da Escola Estadual Professora Hilda de Azevedo Tribuzy, onde o conteúdo da entrevista está gravada em áudio.

A professora Sallime Assam Caldas dos Santos é formada em História pelo Centro Universitário do Norte (UNINORTE), onde teve como trabalho de conclusão de curso (TCC) um artigo intitulado: "A Importância da Identidade Regional no Ensino de História do Amazonas (1995-1996)", é professora concursada da SEDUC, e atua na Escola Estadual professora Hilda de Azevedo Tribuzy, desde 2011, sendo professora de História dos níveis fundamental e médio (EJA).

A entrevista foi aberta que contou com as seguintes perguntas: 1) Quais os recursos didáticos que a escola dispõe? 2) Qual a função dos recursos didáticos no processo de ensino aprendizagem da disciplina História no ensino médio? 3) Qual a relação dos recursos didáticos utilizados e a formação docente do professor? 4) Como os materiais didáticos ajudam aos alunos no processo de ensino aprendizagem? E estes recursos didáticos permitem a interação e a participação dos alunos na construção, partilha e à consolidação de novos conhecimentos?  5) A utilização dos diferentes recursos didáticos permite a compreensão global dos conteúdos programáticos?

A primeira pergunta que fizemos foi sobre quais e recursos didáticos a escola possui, onde segundo Santos:

A Escola dispõe de salas bem preparadas e bem equipadas com mídias, no momento a Escola tem cinco retroprojetores, e cada professor tem seu notebook, quando há necessidade de ir para (sala da) Tv Escola o professor se desloca com os alunos, onde a Olívia que é responsável pela mídia já deixa tudo montado, ou então, se trabalha dentro da sala de aula com os alunos, sendo mais prático trabalhar dentro da sala de aula com a mídia montada do que levando os alunos para (sala da) Tv Escola, pois são muitos alunos e muitas vezes a Tv Escola não comporta todos estes. (SANTOS entrevista em 6 de junho de 2012).

Analisando o que diz a professora vemos que a escola estadual professora Hilda de Azevedo Tribuzy, possui vários recursos didáticos, onde os professores utilizam os computadores e retroprojetores em especial para serem recursos auxiliares ao processo de ensino, além de possuir uma sala com tv e vídeo com muitos materiais didáticos disponíveis, através da Tv Escola.

A segunda indagação que fizemos foi "Qual a função dos recursos didáticos no processo de ensino aprendizagem da disciplina História no ensino médio?", onde Santos nos responde:

Depende do recurso que se vai utilizar e acredito ainda que para boa formação que nós queremos para nossos alunos como bons cidadãos, pessoas críticas e analíticas, depende de como você vai utilizar essa mídia e ou material didático, porque também, você tem que saber qual objetivo se quer atingir e saber qual ensino se quer que os alunos aprendam, pois não devemos apenas nos prender a parafernálias tecnológicas, pois estas por si só não trazem o conhecimento, e sim, contribuem a difusão da informação, então o que se tem que ter em mente é que para utilizar determinados recursos didáticos devemos já ter os objetivos traçados com o que queremos com o ensino. (SANTOS entrevista em 6 de junho de 2012).

Entendemos pelas palavras da professora que não basta apenas às escolas serem bem equipadas com os mais variados recursos didáticos, se não soubermos quais finalidades e objetivos que queremos com o ensino, pois no dizer de Santos, não adianta ter apenas as "parafernálias tecnológicas" se não temos um objetivo traçado com o que o queremos ensinar e o que os alunos precisam aprender, ou seja, para utilização de quaisquer dos recursos didáticos que estão a nossa disposição devemos ter compromisso com a educação de qualidade e comprometida com a formação de um cidadão crítico e reflexivo para o viver em sociedade. Onde a interação entre professores e alunos é de fundamental importância para a produção e aquisição dos conhecimentos que estão em estado de informação e que estes passem a ser significativos, ou seja, que estejam interligados a sua vida cotidiana. Sendo dessa forma os recursos didáticos bastante importantes desde que os professores os utilizem de maneira eficiente e eficaz.

Nossa entrevista segue, e perguntamos: "Qual a relação dos recursos didáticos utilizados e a formação docente do professor?", onde de acordo com Santos:

Bom, a minha experiência na faculdade, acredito que foi boa. Porque me deu um suporte a mais, até porque a minha geração é mais antiga, então com essa Nova História já veio a aguçar em mim a forma de trabalhar diferente, e dentro da sala de aula, procuro trabalhar diferente do que quando aprendi no ensino médio, não sendo apenas aquela aula que o professor fala e os alunos ficam sempre ouvindo, o que deve ocorrer é uma troca de informações, onde deixo os alunos exporem suas ideias, procurando tirar proveito das informações que eles trazem de seu cotidiano, e com isso trabalhar um determinado conteúdo, administrando de forma proveitosa à sala de aula. (SANTOS entrevista em 6 de junho de 2012).

O objetivo de nossa pergunta foi de identificar qual a concepção pedagógica e historiográfica da professora, e com a resposta que nos foi dada, entendemos que a utilização dos diversos recursos didáticos no ensino da disciplina de História está fortemente ligada a uma pedagogia critico social reflexiva e a corrente historiográfica denominada Nova História, onde fica claro que a formação da professora foi de suma importância para sua prática docente, pois se assim não ocorresse esta utilizaria o método tradicional de aula expositiva, livro didático e quadro negro, onde o professor é o detentor total do conhecimento e o aluno um ser passivo no processo sendo apenas um receptáculo de informações.

O próximo questionamento que propomos foi: "Como os materiais didáticos ajudam aos alunos no processo de ensino aprendizagem? E estes recursos didáticos permitem a interação e a participação dos alunos na construção, partilha e à consolidação de novos conhecimentos?". Diante disso temos:

Mais uma vez, digo que depende muito do professor. Ele tem que levar e fazer o aluno enxergar além dos livros didáticos, possibilitando o ensino e aprendizagem através de jornais, revistas, mapas e entre outros meios, onde tem que valorizar os recursos didáticos. [...] O professor tem que dar suportes para que eles (alunos) façam mais, através de pesquisas e leituras para não ficarem presos só naquela informação contida nos livros, e com isso as informações pesquisadas e estudadas transformarem-se em conhecimento (SANTOS entrevista em 6 de junho de 2012).

O papel do professor como mediador no processo de ensino aprendizagem é de extrema importância, pois deve selecionar os recursos didáticos de acordo com os conteúdos a serem trabalhados, onde estes recursos devem ser auxiliares e complementares do livro didático, aonde dessa forma e com o instigamento dos alunos a pesquisas que vão além do que está nos livros e estes mesmos produzindo seus próprios recursos didáticos como mapas, cartazes e entre outros podem construir, partilhar e consolidar os conhecimentos apreendidos.

Como última discussão temos: "A utilização dos diferentes recursos didáticos permite a compreensão global dos conteúdos programáticos?", em que Santos nos informa:

Às vezes, mas nem sempre, contudo sabendo trabalhar colabora [...] Por exemplo, resolvi passar um filme sobre 'Tiradentes', ai assisti ao filme antes e verifiquei que aquele filme não era o que queria passar para eles (alunos), não era a informação que eu queria que eles entendessem, então fui procurar outros meios, propondo pesquisas para eles [...] o professor tem que ir para sala de aula com embasamento, tem que ter domínio do conteúdo, e tem que ter seus objetivos, porque a partir do momento que ele não sabe se programar e preparar sua aula as coisas complicam, ele (professor) tem que fazer a leitura, fazer a pesquisa, tem que planejar. Senão, podem ter as parafernálias eletrônicas e os mais diversos materiais didáticos que tiverem, contudo se o professor não possuir domínio dos conhecimentos a serem ensinados e não souber manusear os recursos didáticos à sua disposição, não adianta muita coisa. (SANTOS entrevista em 6 de junho de 2012)

O papel do professor é mais uma vez salientado, pois este como mediador dos recursos didáticos e do ensino, deve sempre estar preparado sabendo e tendo domínio dos conteúdos, pois estes são de fundamental importância para um bom desenvolvimento das aulas, pois os recursos didáticos não são instrumentos que substituem aulas e professores, mas são antes de tudo meios para dinamizar, colaborar, auxiliar e facilitar a aquisição e apreensão de conhecimentos no processo de ensino aprendizagem

Considerações finais

Acreditamos que conseguimos atingir os objetivos que nos propomos no início do trabalho, e com isso desenvolvemos uma boa contribuição à compreensão de como os recursos didáticos são trabalhados no ensino da disciplina História em nível médio. Conceituamos o que são recursos didáticos, e descobrimos que são materiais que auxiliam professores e alunos no processo de ensino aprendizagem, podendo estes ser: livros de didáticos, filmes, revistas, jornais, cartazes, computadores com seus mais variados tipos de mídias, retroprojetores e entre outros.

Além disso, passamos a entender que os recursos didáticos são importantes, pois ajudam a dinamizar as aulas, deixando estas mais atrativas, onde cabe ao professor buscar mecanismos e saber manusear tais recursos, para podermos ter um aprendizado mais significativo, ou seja, um aprendizado que sirva ao aluno em seu processo de viver cotidianamente.

Observamos ainda, como os recursos didáticos são importantes para a aquisição, retenção e produção dos conhecimentos, onde a professora da escola estadual professora Hilda de Azevedo Tribuzy, a senhora Sallime Assam Caldas dos Santos, enfatiza o papel primordial do professor no manuseio de tais recursos didáticos, não como substituto de aulas ou do professor, mas, como mais um meio para se atingir uma educação preocupada com a formação de sujeitos críticos e reflexivos que se entendam como agentes histórico-sociais.

Por fim, acreditamos que ainda há muito a se fazer, com o objetivo de compreendermos como os recursos didáticos auxiliam e são usados no ensino de História no nível médio, porém, por hora, entendemos que estes contribuem e devem ser mais bem utilizados pelos professores possibilitando aulas mais prazerosas e dinâmicas aos seus alunos, e com isso, melhorando o nível de aprendizagem e aquisição de conhecimentos.

Referências

BITTENCOURT, Circe. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: Bases Legais.  Brasília: MEC/SEED, 2000. Disponível em:
Acessado em: 22 de abril de 2012.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: Ciências Humanas e suas Tecnologias.  Brasília: MEC/SEED, 2000. Disponível em: 
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), n° 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em:
FERREIRA, Sheila Margarido Moreno. Os recursos didácticos no processo de ensino-aprendizagem: Estudo de caso da Escola Secundária Cónego Jacinto. 2007. Disponível em:

SANTOS, Sallime Assam Caldas dos. Entrevista concedida pela professora da escola Estadual Hilda Tribuzi. Manaus, 06 de junho de 2012.

6 comentários:

  1. Você não acha que deveria haver formações continuadas que auxiliassem o professor a utilizar melhor as mídias como recurso didático? No Paraná, temos o Portal Diaadiaeducacao, que tem uma página que nos remete a vários recursos didáticos que auxiliam no processo ensino-aprendizagem. Em Manaus, como isto funciona?

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    1. Sim as formações continuadas são de extrema relevância, pois permitem um aperfeiçoamento constante dos profissionais da educação e, com isso, contribuem para atualizar e dinamizar o processo educativo.
      Em Manaus, infelizmente o quadro é diferente, pois os professores não tem esse suporte por parte do poder público, fazendo com que muitos tenham que buscar auxílio em sites como RIVED do Mec, ou até mesmo, nos sites das editores como suporte para formação.

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  2. Que recursos didáticos seriam indicados para conteúdos aparentemente monótonos como a história do sindicalismo brasileiro na EJA cujos alunos do período noturno chegam cansados e conhecem muito bem os problemas e a dinâmica do mundo do trabalho?

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  3. Acredito que sim, pois os recursos didáticos podem funcionar como mediadores no processo de aprendizagem, em que o processo deve ser também um agente que torne as aulas mais atrativas e menos enfadonhas. Filmes, infográficos, jogos, etc., são sempre muito bem vindos nas aulas.

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  4. todos os recursos didáticos oferecem uma facilitação para nós educadores, mas eles são exclusivamente essenciais para a nossa profissionalização?

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  5. Não são exclusivamente essenciais, o essencial deve ser o domínio de conhecimentos aliados a uma excelente didática. A nossa profissionalização deve ocorrer de forma contínua e constante, em que cursos de extensão e pós-graduação são formas importantes para que isso ocorra.
    Daniel Lima

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