RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS NO ENSINO DE
HISTÓRIA: ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA HILDA DE AZEVEDO TRIBUZY (ENSINO
MÉDIO-EJA)
Daniel Rodrigues de Lima
Introdução
Os objetivos que nos
propomos a atingir são os seguintes: Objetivo geral: Analisar como os
professores trabalham os recursos didáticos no Ensino de História no Ensino
Médio da Escola Estadual Professora Hilda Tribuzy, em que temos como objetivos
específicos: Conceituar o que são recursos didáticos e quais suas finalidades
no ensino; Compreender qual a contribuição dos recursos didáticos na produção e
aquisição do conhecimento.
A pesquisa foi
desenvolvida através de uma observação de campo, onde analisamos as instalações
da Escola Estadual Professora Hilda de Azevedo Tribuzy, contudo não fomos
autorizados assistir as aulas para não atrapalharmos o desenvolvimento das
mesmas, apesar disso em nosso procedimento de análise qualitativa fizemos uma
entrevista aberta com a professora Sallime Assam Caldas dos Santos, que nos foi
de grande importância para desenvolvermos os resultados da pesquisa.
O que são recursos didáticos: conceitos
Entendemos que os
recursos didáticos são materiais que auxiliam os professores no ensino, e
ajudam os alunos na aprendizagem, estes são de extrema importância na aquisição
e mediação de conhecimentos. Segundo Circe Bittencourt (2008):
Uma concepção mais ampla e atual parte do
princípio de que os materiais didáticos são mediadores do processo de aquisição
do conhecimento, bem como facilitadores de apreensão de conceitos, do domínio
de informações e de uma linguagem especifica de cada área - no nosso caso, da
História. (BITTENCOURT, 2008, p. 296)
Vários são os recursos
e materiais didáticos que podem ser utilizados no ensino de História no Ensino
Médio, onde o professor pode utilizar além do livro didático e do quadro,
outros recursos como vídeo, televisão, rádio, retroprojetor, computadores, além
de visitas técnicas e a partir destas produzir materiais que possam ser
elementos de apoio na construção do conhecimento, em que a participação dos
alunos é fundamental, pois estes também podem e devem produzir recursos
didáticos, mostrando com isso domínio do conhecimento em aprendizado.
Diante disso, Sheila
Ferreira nos orienta sobre como alunos podem e devem usar e manusear tais
recursos didáticos, onde segundo a autora:
Nossa preocupação é observar se os alunos
também constroem e utilizam os recursos didáticos uma vez que são aspectos que
nos chamaram a atenção na necessidade deles manipularem os instrumentos e as
ferramentas com os quais desenvolvem as suas aprendizagens. Os recursos podem
estar na escola ou fora dela. Estes só podem ser usados se levamos o aluno até
eles, no local em que se encontram. Os recursos de ensino levam os alunos a
observar e prestar mais atenção e permiti-lhes distinguir melhor as coisas. Podem
mostrar a forma, a sequência de fenómenos, à posição, o tamanho, a estrutura, o
funcionamento de equipamentos, o movimento. Facilitam o reconhecimento de
semelhanças e diferenças: de animais, de plantas, de sexos, de insetos, de
objetos.
(FERREIRA, 2009, p.25)
Além disso,
acreditamos que a utilização dos mais variados recursos didáticos no ensino da
História no ensino Médio deve ir de acordo com as concepções teóricas e
metodológicas que permeiam a prática do docente, onde este deve ter um
conhecimento prévio de como usar e manusear tais recursos. Onde se pode
afirmar:
A escolha dos materiais depende, portanto,
de nossas concepções sobre conhecimento, de como o aluno vai apreendê-lo e do
tipo de formação que lhe estamos oferecendo. O método para a utilização dos
diversos materiais didáticos decorre de concepções e não pode ser confundido
com o simples domínio de determinadas técnicas para a obtenção de resultados
satisfatórios. (BITTENCOURT, 2008, p. 299)
Acreditamos que os
recursos didáticos são materiais elaborados previamente que tem como principal
objetivo dar apoio aos professores e alunos no processo de ensino e
aprendizagem, onde tem como busca e finalidade a dinamização da prática
educativa, proporcionado aulas mais atrativas e menos enfadonhas, e com isso,
um melhor aproveitamento dos conteúdos ensinados e trabalhados pelo professor
em sala de aula, além de um processo de ensino aprendizagem mais significativo.
Recursos didáticos utilizados no ensino de
história: escola estadual professora Hilda de Azevedo Tribuzy (ensino
médio-eja): entrevista com a professora de nível fundamental e médio (eja),
Sallime Assam Caldas dos Santos
A Escola Estadual
Professora Hilda de Azevedo Tribuzy, fica localizada na av. Noel Nutels s/n°,
no Bairro da Cidade Nova I, zona norte da cidade de Manaus. A Escola estadual Professora
Hilda de Azevedo Tribuzy oferta o ensino médio apenas na modalidade de Educação
de Jovens e Adultos (EJA), sendo que a entrevistada é professora de História de
uma destas turmas.
A entrevista que dá
suporte à nossas observações foi feita em seis de junho com a professora
Sallime Assam Caldas dos Santos, que nos forneceu muitas informações e
esclarecimentos sobre o uso dos recursos didáticos no ensino médio da Escola
Estadual Professora Hilda de Azevedo Tribuzy, onde o conteúdo da entrevista
está gravada em áudio.
A professora Sallime
Assam Caldas dos Santos é formada em História pelo Centro Universitário do
Norte (UNINORTE), onde teve como trabalho de conclusão de curso (TCC) um artigo
intitulado: "A Importância da Identidade Regional no Ensino de História do
Amazonas (1995-1996)", é professora concursada da SEDUC, e atua na Escola
Estadual professora Hilda de Azevedo Tribuzy, desde 2011, sendo professora de
História dos níveis fundamental e médio (EJA).
A entrevista foi
aberta que contou com as seguintes perguntas: 1) Quais os recursos didáticos
que a escola dispõe? 2) Qual a função dos recursos didáticos no processo de
ensino aprendizagem da disciplina História no ensino médio? 3) Qual a relação
dos recursos didáticos utilizados e a formação docente do professor? 4) Como os
materiais didáticos ajudam aos alunos no processo de ensino aprendizagem? E
estes recursos didáticos permitem a interação e a participação dos alunos na
construção, partilha e à consolidação de novos conhecimentos? 5) A
utilização dos diferentes recursos didáticos permite a compreensão global dos
conteúdos programáticos?
A primeira pergunta
que fizemos foi sobre quais e recursos didáticos a escola possui, onde segundo Santos:
A Escola dispõe de salas bem preparadas e
bem equipadas com mídias, no momento a Escola tem cinco retroprojetores, e cada
professor tem seu notebook, quando há necessidade de ir para (sala da) Tv
Escola o professor se desloca com os alunos, onde a Olívia que é responsável
pela mídia já deixa tudo montado, ou então, se trabalha dentro da sala de aula
com os alunos, sendo mais prático trabalhar dentro da sala de aula com a mídia
montada do que levando os alunos para (sala da) Tv Escola, pois são muitos
alunos e muitas vezes a Tv Escola não comporta todos estes. (SANTOS entrevista
em 6 de junho de 2012).
Analisando o que diz a
professora vemos que a escola estadual professora Hilda de Azevedo Tribuzy,
possui vários recursos didáticos, onde os professores utilizam os computadores
e retroprojetores em especial para serem recursos auxiliares ao processo de
ensino, além de possuir uma sala com tv e vídeo com muitos materiais didáticos
disponíveis, através da Tv Escola.
A segunda indagação
que fizemos foi "Qual a função dos recursos didáticos no processo de
ensino aprendizagem da disciplina História no ensino médio?", onde Santos
nos responde:
Depende do recurso que se vai utilizar e
acredito ainda que para boa formação que nós queremos para nossos alunos como
bons cidadãos, pessoas críticas e analíticas, depende de como você vai utilizar
essa mídia e ou material didático, porque também, você tem que saber qual
objetivo se quer atingir e saber qual ensino se quer que os alunos aprendam,
pois não devemos apenas nos prender a parafernálias tecnológicas, pois estas
por si só não trazem o conhecimento, e sim, contribuem a difusão da informação,
então o que se tem que ter em mente é que para utilizar determinados recursos
didáticos devemos já ter os objetivos traçados com o que queremos com o ensino.
(SANTOS entrevista em 6 de junho de 2012).
Entendemos pelas
palavras da professora que não basta apenas às escolas serem bem equipadas com
os mais variados recursos didáticos, se não soubermos quais finalidades e objetivos
que queremos com o ensino, pois no dizer de Santos, não adianta ter apenas as
"parafernálias tecnológicas" se não temos um objetivo traçado com o
que o queremos ensinar e o que os alunos precisam aprender, ou seja, para
utilização de quaisquer dos recursos didáticos que estão a nossa disposição
devemos ter compromisso com a educação de qualidade e comprometida com a
formação de um cidadão crítico e reflexivo para o viver em sociedade. Onde a
interação entre professores e alunos é de fundamental importância para a
produção e aquisição dos conhecimentos que estão em estado de informação e que
estes passem a ser significativos, ou seja, que estejam interligados a sua vida
cotidiana. Sendo dessa forma os recursos didáticos bastante importantes desde que
os professores os utilizem de maneira eficiente e eficaz.
Nossa entrevista
segue, e perguntamos: "Qual a relação dos recursos didáticos utilizados e
a formação docente do professor?", onde de acordo com Santos:
Bom, a minha experiência na faculdade, acredito
que foi boa. Porque me deu um suporte a mais, até porque a minha geração é mais
antiga, então com essa Nova História já veio a aguçar em mim a forma de
trabalhar diferente, e dentro da sala de aula, procuro trabalhar diferente do
que quando aprendi no ensino médio, não sendo apenas aquela aula que o
professor fala e os alunos ficam sempre ouvindo, o que deve ocorrer é uma troca
de informações, onde deixo os alunos exporem suas ideias, procurando tirar
proveito das informações que eles trazem de seu cotidiano, e com isso trabalhar
um determinado conteúdo, administrando de forma proveitosa à sala de aula.
(SANTOS entrevista em 6 de junho de 2012).
O objetivo de nossa
pergunta foi de identificar qual a concepção pedagógica e historiográfica da
professora, e com a resposta que nos foi dada, entendemos que a utilização dos
diversos recursos didáticos no ensino da disciplina de História está fortemente
ligada a uma pedagogia critico social reflexiva e a corrente historiográfica
denominada Nova História, onde fica claro que a formação da professora foi de
suma importância para sua prática docente, pois se assim não ocorresse esta
utilizaria o método tradicional de aula expositiva, livro didático e quadro
negro, onde o professor é o detentor total do conhecimento e o aluno um ser
passivo no processo sendo apenas um receptáculo de informações.
O próximo
questionamento que propomos foi: "Como os materiais didáticos ajudam aos
alunos no processo de ensino aprendizagem? E estes recursos didáticos permitem
a interação e a participação dos alunos na construção, partilha e à
consolidação de novos conhecimentos?". Diante disso temos:
Mais uma vez, digo que depende muito do
professor. Ele tem que levar e fazer o aluno enxergar além dos livros
didáticos, possibilitando o ensino e aprendizagem através de jornais, revistas,
mapas e entre outros meios, onde tem que valorizar os recursos didáticos. [...]
O professor tem que dar suportes para que eles (alunos) façam mais, através de
pesquisas e leituras para não ficarem presos só naquela informação contida nos
livros, e com isso as informações pesquisadas e estudadas transformarem-se em
conhecimento (SANTOS entrevista em 6 de junho de 2012).
O papel do professor
como mediador no processo de ensino aprendizagem é de extrema importância, pois
deve selecionar os recursos didáticos de acordo com os conteúdos a serem
trabalhados, onde estes recursos devem ser auxiliares e complementares do livro
didático, aonde dessa forma e com o instigamento dos alunos a pesquisas que vão
além do que está nos livros e estes mesmos produzindo seus próprios recursos
didáticos como mapas, cartazes e entre outros podem construir, partilhar e
consolidar os conhecimentos apreendidos.
Como última discussão
temos: "A utilização dos diferentes recursos didáticos permite a
compreensão global dos conteúdos programáticos?", em que Santos nos
informa:
Às vezes, mas nem sempre, contudo sabendo
trabalhar colabora [...] Por exemplo, resolvi passar um filme sobre
'Tiradentes', ai assisti ao filme antes e verifiquei que aquele filme não era o
que queria passar para eles (alunos), não era a informação que eu queria que
eles entendessem, então fui procurar outros meios, propondo pesquisas para eles
[...] o professor tem que ir para sala de aula com embasamento, tem que ter
domínio do conteúdo, e tem que ter seus objetivos, porque a partir do momento
que ele não sabe se programar e preparar sua aula as coisas complicam, ele
(professor) tem que fazer a leitura, fazer a pesquisa, tem que planejar. Senão,
podem ter as parafernálias eletrônicas e os mais diversos materiais didáticos
que tiverem, contudo se o professor não possuir domínio dos conhecimentos a
serem ensinados e não souber manusear os recursos didáticos à sua disposição,
não adianta muita coisa. (SANTOS entrevista em 6 de junho de 2012)
O papel do professor é
mais uma vez salientado, pois este como mediador dos recursos didáticos e do
ensino, deve sempre estar preparado sabendo e tendo domínio dos conteúdos, pois
estes são de fundamental importância para um bom desenvolvimento das aulas,
pois os recursos didáticos não são instrumentos que substituem aulas e
professores, mas são antes de tudo meios para dinamizar, colaborar, auxiliar e
facilitar a aquisição e apreensão de conhecimentos no processo de ensino aprendizagem
Considerações finais
Acreditamos que
conseguimos atingir os objetivos que nos propomos no início do trabalho, e com
isso desenvolvemos uma boa contribuição à compreensão de como os recursos
didáticos são trabalhados no ensino da disciplina História em nível médio. Conceituamos o que são
recursos didáticos, e descobrimos que são materiais que auxiliam professores e
alunos no processo de ensino aprendizagem, podendo estes ser: livros de
didáticos, filmes, revistas, jornais, cartazes, computadores com seus mais
variados tipos de mídias, retroprojetores e entre outros.
Além disso, passamos a
entender que os recursos didáticos são importantes, pois ajudam a dinamizar as
aulas, deixando estas mais atrativas, onde cabe ao professor buscar mecanismos
e saber manusear tais recursos, para podermos ter um aprendizado mais
significativo, ou seja, um aprendizado que sirva ao aluno em seu processo de
viver cotidianamente.
Observamos ainda, como
os recursos didáticos são importantes para a aquisição, retenção e produção dos
conhecimentos, onde a professora da escola estadual professora Hilda de Azevedo
Tribuzy, a senhora Sallime Assam Caldas dos Santos, enfatiza o papel primordial
do professor no manuseio de tais recursos didáticos, não como substituto de
aulas ou do professor, mas, como mais um meio para se atingir uma educação
preocupada com a formação de sujeitos críticos e reflexivos que se entendam
como agentes histórico-sociais.
Por fim, acreditamos
que ainda há muito a se fazer, com o objetivo de compreendermos como os
recursos didáticos auxiliam e são usados no ensino de História no nível médio,
porém, por hora, entendemos que estes contribuem e devem ser mais bem utilizados
pelos professores possibilitando aulas mais prazerosas e dinâmicas aos seus
alunos, e com isso, melhorando o nível de aprendizagem e aquisição de
conhecimentos.
Referências
BITTENCOURT, Circe. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008.
BITTENCOURT, Circe. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino
Médio: Bases Legais. Brasília: MEC/SEED, 2000. Disponível em:
Acessado em: 22 de
abril de 2012.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino
Médio: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEED, 2000.
Disponível em:
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação
(LDB), n° 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf. Acessado em: 21 de abril de 2012.
FERREIRA, Sheila
Margarido Moreno. Os recursos didácticos
no processo de ensino-aprendizagem: Estudo de caso da Escola Secundária Cónego
Jacinto. 2007. Disponível em:
SANTOS, Sallime Assam
Caldas dos. Entrevista concedida pela professora da escola Estadual Hilda
Tribuzi. Manaus, 06 de junho de 2012.
Você não acha que deveria haver formações continuadas que auxiliassem o professor a utilizar melhor as mídias como recurso didático? No Paraná, temos o Portal Diaadiaeducacao, que tem uma página que nos remete a vários recursos didáticos que auxiliam no processo ensino-aprendizagem. Em Manaus, como isto funciona?
ResponderExcluirSim as formações continuadas são de extrema relevância, pois permitem um aperfeiçoamento constante dos profissionais da educação e, com isso, contribuem para atualizar e dinamizar o processo educativo.
ExcluirEm Manaus, infelizmente o quadro é diferente, pois os professores não tem esse suporte por parte do poder público, fazendo com que muitos tenham que buscar auxílio em sites como RIVED do Mec, ou até mesmo, nos sites das editores como suporte para formação.
Que recursos didáticos seriam indicados para conteúdos aparentemente monótonos como a história do sindicalismo brasileiro na EJA cujos alunos do período noturno chegam cansados e conhecem muito bem os problemas e a dinâmica do mundo do trabalho?
ResponderExcluirAcredito que sim, pois os recursos didáticos podem funcionar como mediadores no processo de aprendizagem, em que o processo deve ser também um agente que torne as aulas mais atrativas e menos enfadonhas. Filmes, infográficos, jogos, etc., são sempre muito bem vindos nas aulas.
ResponderExcluirtodos os recursos didáticos oferecem uma facilitação para nós educadores, mas eles são exclusivamente essenciais para a nossa profissionalização?
ResponderExcluirNão são exclusivamente essenciais, o essencial deve ser o domínio de conhecimentos aliados a uma excelente didática. A nossa profissionalização deve ocorrer de forma contínua e constante, em que cursos de extensão e pós-graduação são formas importantes para que isso ocorra.
ResponderExcluirDaniel Lima